quarta-feira, 18 de junho de 2008

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO APRENDIZADO DA CRIANÇA

Em um mundo moderno, percebemos que cada vez menos há espaço para as tradicionais brincadeiras infantis no cotidiano das nossas crianças.
A invasão de computadores, jogos eletrônicos, mp3 player, mini-games, dentre outros, ganhou a atenção dos pequenos, oferecendo-lhe um mundo virtual e cheio de fantasia, mas até que ponto isso pode ser sadio?
Sabemos que vivemos numa realidade tecnológica e que esses aparelhos são de extrema importância para o crescimento das crianças, porém alienar-se tão cedo a eles pode causar algumas falhas no seu processo de desenvolvimento.
Tenho trabalhado, tanto com educadores como em sala de aula, projetos culturais onde têm como principal objetivo resgatar essa parte da infância que vem sendo perdida na linha do tempo. O brincar auxilia no desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, corporal e criativo, assim como enfocariam Vygotsky e Piaget, em suas teorias.
Utilizar o jogo e a brincadeira no cotidiano escolar, ou em casa, é uma ferramenta para que a criança se desenvolva de uma forma sadia. Os equipamentos eletrônicos são úteis sim, porém com uma dosagem menor e bem melhor direcionada.

Aliás, você já brincou hoje com seu filho ou seu aluno?
Abraços.
Prof. Alessandro de Souza.

Nenhum comentário: